4º Encontro Nacional de Motociclistas de São João del Rei - MG

São João del Rei - Dados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

São João del Rei - Dados

Mensagem  Daniel Spectro em Ter Mar 23, 2010 8:30 am

São João del-Rei é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado no sudeste do estado (IBGE), mais precisamente na região do Campo das Vertentes. Sua população em 2010 era de aproximadamente 85 mil habitantes, o que a torna uma das maiores cidades da região. O município possui elevado índice de desenvolvimento humano em relação ao país, com 0,816.

O aeroporto Prefeito Otavio de Almeida Neves, localizado na Regional Colônia (Zona Norte da cidade), é o mais importante da região.

São João del-Rei concentra serviços de saúde, comércio e educação, polarizando cidades do Campo das Vertentes e Sul de Minas. Grandiosa, moderna e agitada na área contemporânea. Pacata e cultural na sua parte histórica, São João del-Rei se insere como uma cidade singular. Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Na sua parte histórica (protegida do restante da cidade) é possível observar diversas linhas arquitetônicas.

São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido ao grande número de repúblicas de estudantes da Universidade Federal de São João del Rei.

Nasceram em São João del-Rei o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, o presidente eleito do Brasil em 1985 Tancredo Neves, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, Padre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.

HISTÓRIA

O Arraial Novo do Rio das Mortes, que deu origem à cidade, foi fundado entre 1704 e 1705. Porém, a região já era ocupada desde pelo menos 1701, quando Tomé Portes del-Rei se estabeleceu na região do Porto Real da Passagem (hoje nas proximidades dos bairros de Matosinhos em São João del-Rei e Porto Real em Santa Cruz de Minas).

Entre 1707 e 1709 o Arraial se tornou um dos palcos da Guerra dos Emboabas, um conflito armado que também alcançou vastas regiões de Minas Gerais: principalmente as do rio das Velhas (Sabará), rio das Mortes (São João del-Rei) e Vila Rica (Ouro Preto). Nas proximidades de São João del-Rei, durante a guerra, pode ter ocorrido um episódio obscuro conhecido como Capão da Traição.

Em 8 de dezembro de 1713 o arraial alcançou foros de Vila com o nome de São João del-Rei, clara homenagem a D. João V. Em 1714 passa a ser a sede da recém criada Comarca do Rio das Mortes.

O ouro, a pecuária e a agricultura permitiram o desenvolvimento e progresso da vila, elevada à categoria de Cidade a 8 de dezembro de 1838.

GEOGRAFIA

Localização geográfica
21º 08' 00" Sul (latitude) e 44º 15' 40" Leste (longitude).

Clima
Clima temperado, caracterizado por verões quentes e úmidos, apresentando média térmica anual de 19,2°C, a temperatura mínima é 3°C (julho) e a máxima é 38°C (fevereiro).

Hidrografia
São João del-Rei está inserida na bacia do rio Grande, sendo o rio das Mortes o principal entre os rios que banham a cidade.

Rios
Rio Elvas | Rio Carandaí | Rio das Mortes Pequeno | Rio das Mortes

Relevo
A sede do município se localiza num grande vale, entre a Serra de São José (leste) e a Serra do Lenheiro (oeste).

Formações rochosas
Serra do Lenheiro | Serra de São José
Ponto culminante do município
Morro do Chapéu, Distrito de Emboabas - 1.338m (altitude)

Vegetação
São João del-Rei possui uma diversidade ecológica grandiosa, com uma biodiversidade representativa de alguns ecossistemas importantes do bioma Mata Atlântica e Cerrado. No seu relevo, formado pelas serras do complexo da Mantiqueira, observa-se uma vegetação de cerrado, com a presença de campos limpos nas partes mais altas.

Fauna
Apresenta um potencial notável para a avifauna, onde é possível encontrar espécies representativas de alguns ecossistemas importantes dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Destaque para o Jacu, Araras (Aratinga Leucophtalmus), Saíra-Dourado (Tangara Cyanoventris). Entre os mamíferos, encontramos grandes quantidades de macacos que alegram e dão um toque especial ao turismo local, como o Sauá (Callicebus Personatus) e os sagüis-de-tufo-preto (Callithrix Penicillata).

Demografia

Dados do Censo IBGE 2010

População total: 84.404
População Urbana: 79.790
População Rural: 4.614
Total de homens: 40.494
Total de mulhres: 43.910
Total de domicílios: 33.373

Densidade populacional: 57,67 hab./km²

Evolução populacional
Ano População
1991 72.747
1996 74.827
2000 78.616
2007 81.918
2010 84.404

ECONOMIA

Agricultura
São João del-Rei se destaca em termos de produção agrícola, tendo em vista a enorme área do município. Para dar suporte ao produtor rural, foi fundada em 2003 no campus Ctan da UFSJ, a Fazenda Experimental Risoleta Neves da Epamig.

Indústria
A cidade possui importantes empresas nas áreas de têxteis, metalurgia, alimentícia, entre outras, sendo então um dos principais polos industriais do Campo das Vertentes. Estão localizadas na cidade a Bozel Mineração S/A (adquirida pela Japonesa, Japan Metals e Chemicals Co. Ltd - JMC|Japan Metals e Chemicals) e a LSM Brasil S/A (Antiga Fluminense).

Comércio
O Comércio é um dos grandes geradores de emprego e renda, pois se consolidou como um dos atrativos que fazem de São João del-Rei, uma cidade pólo. A cidade possui uma enorme variedade de lojas de vários setores.

Agências Bancárias/ Instituições financeiras
A cidade conta com agências dos principais bancos do país, são eles: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Banco Mercantil do Brasil e Credivertentes (vinculado ao SICOOB. A cidade possui diversos estabelecimentos correspondentes bancários e lotéricas da Caixa (ao todo são 09 lotéricas espalhadas pela cidade). Estão instalados diversos caixas eletrônicos, dos principais bancos, em alguns bairros da cidade. A cidade também possui vários estabelecimentos financeiros para operação de empréstimos bancários. Depois do centro, o bairro Matosinhos é o único a contar com uma agência bancária (Banco Itaú).
Banco Número de agências/local
Brasil 01 (Centro)
Caixa Econômica Federal 01 (Centro)
Itaú 02 (Centro e Matosinhos)
Mercantil do Brasil 01 (Centro)
Santander 01 (Centro)
Bradesco 01 (Centro)

COMUNICAÇÃO
Periódicos impressos
Revista VIVA Sâo João del-Rei
Jornal de Minas
Gazeta de São João del-Rei
Folha das Vertentes
Tribuna Sanjoanense

Emissoras de televisão
TV Campos de Minas (afiliada da Rede Minas)

Emissoras de rádio.
Rádio Vertentes FM 98,1 mhz
Rádio Ecológica FM 98,7 mhz comunitaria
Rádio Sol FM -site- http://www.solfm98.com
Rádio Emboabas FM 96,9 mhz
Rádio Emboabas AM 1480 khz
Rádio São João del-Rei AM 970 khz
Rádio Campos de Minas FM 95,3 mhz

Editora
Editora Ponte da Cadeia

Periódico mural
O Papagaio

PREVIDÊNCIA SOCIAL
Em São João del-Rei há agências de previdência social do estado e do governo federal. A administração municipal também possui o seu próprio sistema de previdência social.

Agência da Previdência Social - Regional São João del-Rei: atende cerca de 160 mil habitantes de 14 municípios jurisdicionados pela agência.
IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais/ Centro Regional de São João del-Rei.

SANEAMENTO BÁSICO
Na cidade há dois prestadores de serviços de saneamento básico:
Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto - DAMAE
Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA: nos bairros que compõem a Regional Colônia do Marçal (Zona Norte da cidade).

SEGURANÇA PÚBLICA
11º Batalhão de Infantaria de Montanha
38º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
35ª Delegacia Regional da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, parte do 4º BBM
Presídio Regional de São João del-Rei da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais
Comarca de São João del-Rei
Justiça Federal
Justiça do Trabalho
Sede administrativa do Ministério Público Federal (MPF). A Procuradoria da República no Município (PRM)-São João Del Rei atua perante as subseções judiciárias federais de São João del-Rei e de Lavras, que abrangem, juntas, 57 municípios.

EDUCAÇÃO
Há em São João del-Rei várias instituições de ensino, nos vários níveis e modalidades. A cidade também sedia a 34ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), unidade regional da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Segundo dados do IBGE/2008, a SRE-SJDR atua nos 19 municípios pertencentes a microrregião de São João del-Rei:

Nº de Municípios: 19
Nº de Escolas Estaduais: 42
Nº de Escolas Municipais: 124
Nº de Escolas Particulares: 51
Nº de Escolas Federais: 2
Nº de Alunos: 52.399

Ensino básico
São João del-Rei possui várias escolas do Ensino Básico (Educação Infantil e Ensino Fundamental, antigo 1º grau). Além disso, a cidade conta com algumas creches ligadas a instituições filantrópicas e uma mantida pela Secretaria Municipal de Educação que é o Centro Solidário de Educação Infantil de São João del Rei, considerada uma referência em creche em toda a Minas Gerais.

Escolas e pré-escolas municipais
E.M. Carlos Damiano Fuzatto
E.M. Celso Raimundo da Silva
E.M. Dr. Kleber V. Filgueiras
E.M. Maria Teresa
E.M. Parada do Giarola
E.M. Pio XII
E.M. Bárbara Heliodora
P.E.M. Cantinho da Alegria
P.E.M. Menino Jesus
P.E.M. Pingo de Gente
E.M. Bom Pastor
P.E.M. Polichinelo
E.M. Professor Elpídio Ramalho
E.M. Prof. Domingos Horta (Bairro Rio Acima Próximo à BR265)
E.M. Eduardo Ávila (zona rural da sede - Trevo de Tiradentes)
E.M. do Januário (São Sebastião da Vitória)
E.M. José Ribeiro da Silva (São Sebastião da Vitória)
E.M. José Virgílio Leite (São Sebastião da Vitória)
E.M. João Batista de Santana (São Sebastião da Vitória)
P.E.M. Sementinha (São Sebastião da Vitória)
E.M. do Tejuco (São Sebastião da Vitória)
E.M. da Trindade (Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno)
E.M. Nelson Lima (Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno)
E.M. das Goiabeiras (Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno)
P.E.M. Santo Antônio (Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno)
E.M. João Batista T. e Silva (São Gonçalo do Amarante)
E.M. de Caxambu (São Gonçalo do Amarante)
E.M. Pe. Miguel Afonso de Andrade Leite (São Miguel do Cajuru)
E.M. de Emboabas (Emboabas)
E.M. Regina Resende (Emboabas)
E.M. Maria da Glória Ribeiro (Emboabas)
E.M. José Augusto de Resende (Emboabas)
E.M. de Lajes (Emboabas)

Escolas estaduais
Centro Estadual de Educação Continuada - CESEC - Professor José Américo da Costa (Tijuco)
Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier (Centro)
E.E. Aureliano Pimentel (Fábricas)
E.E. Brighenti Cesare (Colônia do Marçal)
E.E. Cônego Osvaldo Lustosa (Guarda-Mór)
E.E. Deputado Mateus Salomé (Matosinhos)
E.E. Dr. Garcia de Lima (Fábricas)
E.E. Evandro Ávila (Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno)
E.E. Governador Milton Campos (Matosinhos)
E.E. Idalina Horta Galvão (Senhor dos Montes)
E.E. Inácio Passos (Bonfim)
E.E. João dos Santos (Centro)
E.E. Ministro Gabriel Passos (Bela Vista)
E.E. Nascimento Teixeira (São Sebastião da Vitória)
E.E. Padre Sacramento (Jardim Central - Caieiras)
E.E. Professor Iago Pimentel (Tijuco)
E.E. Tomé Portes del-Rei (Matosinhos)

Escolas privadas
Fundação Bradesco - Escola de Educação Básica Professora D. Sinhá Neves
Centro Educacional Semente do Saber
Colégio Nossa Senhora das Dores
Centro Educacional Frei Seráfico
Instituto Auxiliadora
Unidade integrada SESI/SENAI de São João del-Rei
SIEES
Colégio Revisão
Escola Caminho do Sol
Centro Pedagógico Catavento

Pré-vestibulares
Revisão Pré-Vestibular
Pré-Vestibular Frei Seráfico
Escola Operária
Curso Equipe

Ensino técnico
Centro de Educação Profissional Tiradentes - CENEP
Escola de Saúde Antonina Neves (Santa Casa)
Unidade Integrada SESI/SENAI de São João del-Rei
Campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas - IFET

Ensino superior
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo Neves (IPTAN)
Faculdade de Educação e Estudos Sociais de São João del-Rei - Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac)
Campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas - IFET/ Campus São João del-Rei

Escolas de línguas
São João del-Rei conta com uma variedade de escolas de idiomas, sendo as principais: Cultura Inglesa, CCAA, Fisk, Number One, Uptime, Luziana Lanna Idiomas, Expressions/UFSJ, dentre outras.

Outras instituições
Há também na cidade várias escolas de informática e de cursos profissionalizantes, como a Rede MicroMix, especializada em capacitação e formação profissional e Rede Compuway de formação profissional.

Energia elétrica
No entorno da cidade há dois lagos de usinas hidrelétricas:
Usina Hidrelétrica de Itutinga - CEMIG Geração e Transmissão
Usina Hidrelétrica de Camargos - CEMIG Geração e Transmissão

A distribuição da energia elétrica na cidade é de responsabilidade da CEMIG Distribuição (Distrito São João del-Rei).

SAÚDE

Atenção básica
O município de São João del-Rei é Gestão Plena no Sistema Municipal de Saúde. É também o município polo microrregional, onde está instalada a Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei (unidade da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais). A cidade conta com vários postos de saúde tradicionais e de Unidades Básicas de Saúde, e com mais de dez unidades que fazem parte do PSF. O pronto atendimento (Urgência e Emergência) é realizado na UPA 24h Antônio Andrade Reis Filho. Atualmente, foi implantado na cidade uma unidade regional do SAMU, que irá atender São João del-Rei e região.

A cidade também conta com: a Farmácia Popular do Brasil, uma unidade do Centro Viva Vida, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Clínica Municipal Especializada da Mulher e da Criança (Núcleo Materno e Infantil),Rede Viva Vida, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dentre outros equipamentos de saúde.

Hospitais
O sistema de saúde da cidade ainda é composto por dois hospitais referências, sendo eles:
Hospital Nossa Senhora das Mercês
Santa Casa da Misericórdia

Juntos os dois hospitais possuem mais de 200 leitos. Estes complementam o sistema de saúde de São João del-Rei e a UPA 24H serve como porta de entrada para os mesmos. Eles também atendem através de planos de saúde e particulares.

TRANSPORTES

Transporte municipal
Linhas urbanas (Setor urbano)
O sistema de transporte coletivo municipal de São João del-Rei é feito pela empresa Viação Presidente que opera as linhas urbanas na cidade (sede e distritos). A frota é constituída por ônibus com idade média de 6 anos, sendo que a maior parte dela possui veículos adaptados com elevadores (na porta do meio) para a acessibilidade de cadeirantes. Todos os veículos são monitorados por câmaras de segurança e equipados com bilhetagem eletrônica, o que permite o uso de cartão eletrônico nos coletivos. Diariamente, cerca de 15 mil pessoas utilizam os ônibus urbanos em São João del-Rei. Atualmente a cidade dispõe de cerca de 20 linhas urbanas regulares, interligando as diversas regiões da cidade.

Linhas de distritos (Setor zona rural)
Ainda dentro do município, opera a Viação Rocha, ligando a sede ao distrito de São Gonçalo do Amarante, e a Transilveira, ligando a sede ao distrito de São Sebastião da Vitória, mas especificamente ao povoado de Caquende, às margens do lago da Usina Hidrelétrica de Camargos. A Viação Presidente opera as linhas que ligam São João del-Rei (Sede) aos distritos de Rio das Mortes, Valo Novo e São Sebastião da Vitória.

Transporte intermunicipal
A cidade conta com várias empresas de ônibus que fazem o transporte intermunicipal, ligando São João del-Rei a outras cidades mineiras. As principais empresas que atendem o município são: Viação Presidente, Vale do Ouro, Viação Sandra, Viação São Cristovão, Transur, Viação São Vicente, Gontijo, entre outras. Os destinos são cidades próximas a São João del-Rei, como: Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Resende Costa, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis, Barroso, Barbacena, Lagoa Dourada, Congonhas, dentre outros mais. Já entre as cidades um pouco mais distantes de São João del-Rei, estão: Juiz de Fora, Lavras, Divinópolis, Uberlândia, e a capital Belo Horizonte.

Transporte interestadual
No transporte intermunicipal as principais empresas que atendem o município são: Gardênia; Útil (que também faz ligação de SJDR a Mariana e Ouro Preto); Sertaneja; ; Paraibuna; entre outras. Já os principais destinos são: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, dentre outras.

Rodovias
BR-265 | BR-494 | BR-383

Ferrovias
FCA - administradora da EFOM, complexo ferroviário turístico-cultural. Administra o passeio turístico de trem, que liga São João del-Rei à Tiradentes.
MRS Logística - Ferrovia do Aço

Transporte aéreo
Aeroporto Prefeito Octávio de Almeida Neves: o Aeroporto de São João del-Rei é o principal aeroporto da região Campos das Vertentes. Sua administração é de responsabilidade da empresa Socicam, contratada pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei. A TRIP Linhas Aéreas é a companhia aérea responsável pelas operações. Os principais destinos são: Belo Horizonte e Rio de Janeiro (com voos diretos), Campinas, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberlândia, Ipatinga, São Paulo (conexão), dentre outros. Há possibilidade de conexão com várias outras cidades do país.

Trânsito
A cidade sofre atualmente com o excesso de veículos e, nos horários de maior movimento, o transito fica com um movimento intenso de veículos. As principais regiões que mais sofrem com um transito caótico são centro, bairro Fábricas (Região central), Matosinhos (Zona Leste) e Colônia do Marçal (Zona Norte). Em 2009, segundo o IBGE, a frota de São João del-Rei era de aproximadamente 30 mil veículos.

Principais Avenidas e Ruas
Av. Presidente Tancredo Neves
Av. Tiradentes
Av. Leite de Castro
Av. Oito de Dezembro
Av. Trinta e um de Março
Av. Josué de Queiroz
Av. Luiz Giarola
Av. do Contorno
Av. Sete de Setembro
Av. Santos Dumont
Av. José Luiz Alves
Av. Gen. Osório
Av. Nossa Senhora do Pilar
Av. José Caetano Carvalho
Av. Maria Alves Barbosa
Av. Doutor Hermillo Alves
R. Antônio Rocha
R. Maria Tereza
R. Quintino Bocaiúva
R. Mal. Deodoro
R. Ministro Gabriel Passos
R. Paulo Freitas
R. Tomé Portes del-Rei
R. Santo Antônio
R. Getúlio Vargas
R. do Carmo
R. Luis Bacarini
R. Frei Cândido
Entre outras.

CULTURA

Aparelhos culturais
São João del-Rei Transparente - Atitude Cultural
Biblioteca Municipal "Baptista Caetano d'Almeida"
Centro de Memória Ferroviária (FCA)
Centro Regional de Documentação das Vertentes
Teatro Municipal
Museu Regional - IBRAM
Arquivo Histórico da Comarca do Rio das Mortes - IPHAN
Centro de Memória Ferroviária
Museu do Estanho John Sommers
Museu Municipal Tomé Portes del-Rei
Museu de Arte Sacra
Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB)
Memorial Presidente Tancredo Neves
Memorial Dom Lucas Moreira Neves
Museu Estação dos Sinos (sem previsão de inauguração)
Centro de Referência Musicológica "José Maria Neves" (CEREM)

Entidades culturais
Núcleo de Estudos Oeste de Minas (NEOM-ABPF)
Orquestra Ribeiro Bastos
Orquestra Lira Sanjoanense
Banda "Theodoro de Faria"
Academia de Letras de São João del-Rei
Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei
Escola Operária
Rotary Club
Rotaract Club
Lions Club
Centro Sanjoanense de Montanhismo

Entidades religiosas
Irmandade do Santíssimo Sacramento
Irmandade de São Miguel e Almas
Irmandade de Nosso Senhor dos Passos
Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês
Confraria de Nossa Senhora do Rosário
Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte
Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis
Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo
Irmandade de São Gonçalo Garcia

Rua Santo Antônio
(Caminho dos Bandeirantes).
Conhecida como a
"Rua das Casas Tortas".

Patrimônio histórico
A cidade de São João del-Rei possui vasta herança patrimonial, tanto de "pedra e cal" quanto bens intangíveis.
A cidade não se resume apenas no estilo colonial, é possível encontrar diversos estilos arquitetônicos, desde o barroco até os atuais com grandes edificações.

Monumentos e prédios civis
Fortim dos Emboabas
Paço Municipal (prefeitura)
Solar do Barão de São João del-Rei (34ª Superintendência Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação)
Solar da Baronesa de Itaverava (onde funciona o Centro Cultural da UFSJ)
Solar dos Lustosas
Solar dos Neves
Casario da rua Santo Antônio
Pelourinho (lembrança da férrea Justiça colonial e marco da elevação à categoria de Vila)
Chafariz da Legalidade
Ponte da Cadeia
Ponte do Rosário
Monumento ao Cristo Redentor no alto da Bela Vista
Chafariz da Deusa Ceres
Teatro Municipal
Cia. Têxtil Sanjoanense
Sede dos Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil
Prédio e Museu da "John Sommers"
Estação Ferroviária de São João del-Rei e Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas, com trem ligando as cidades de São João del-Rei e Tiradentes
Estação Chagas Dória
Palácio Episcopal
Fazenda do Pombal (local onde nasceu o Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Alferes Tiradentes, em 1746 - atualmente município de Ritápolis)
Estrada Real
Catedral Basílica de N. S. Pilar
Solar dos Neves.
Casa da família de Tancredo e Aécio.
Locomotiva nº 68 na rotunda de Tiradentes.
A popular "Maria-Fumaça". Locomotiva 42 na Estação de Tiradentes.


Igrejas e capelas
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar (1721)
Nossa Senhora do Rosário (1720)
Nossa Senhora do Carmo (1733)
Nossa Senhora das Mercês (1769)
Senhor Bom Jesus do Bonfim (1769)
São Francisco de Assis (1774)
Senhor Bom Jesus dos Montes
Santo Antônio
Santa Terezinha
São João Bosco
São Geraldo
São José Operário
Nossa Senhora da Piedade do Bom Despacho (antiga Capela da Cadeia)
Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora de Fátima
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Bens intangíveis

Festas religiosas
Jubileu do Divino Espírito Santo
Semana Santa
Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Nosso Senhor dos Passos
Festa de Nossa Senhora do Rosário
Festa de Nossa Senhora das Mercês
Festa de Nossa Senhora do Carmo
Festa de Nossa Senhora do Pilar
Festa de São Francisco de Assis
Festa de São Gonçalo Garcia
Festa de São João Bosco
Festa de São Judas Tadeu
Festa de Nossa Senhora Aparecida

Festas não-religiosas
Carnaval
Del-Rei Folia
Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei
Del-Rei Expo
Movimento Cultural Lado B
FENACA

Patrimônio natural
Serra do Lenheiro
Serra de São José
Cachoeiras
Floresta Nacional de Ritápolis - FLONA/IBAMA - no entorno da Fazenda do Pombal
Casa de Pedra (caverna)

Mineiros de São João del-Rei
Antônio de Almeida Lustosa
Balbino Cândido da Cunha
Bárbara Heliodora
Chico Lobo
Custódio Ferreira Leite
Domiciano Leite Ribeiro
Domingos Custódio Guimarães
Eduardo Ernesto da Gama Cerqueira
Felisberto Caldeira Brant
Francisco José Teixeira
Gilberto Carlos Fonseca
Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes"
João Bosco Oliver de Faria
José Aires Gomes
José Maria Xavier
Lucas Moreira Neves
Manuel Jacinto Nogueira da Gama
Otto Lara Resende
Miguel Afonso de Andrade Leite
Ronaldo Simões Coelho
Sebastião de Oliveira Cintra
Sebastião Sette Câmara
Tancredo Neves
Wilson de Paiva

Esportes
A cidade conta com um clube de futebol no campeonato mineiro, Figueirense Esporte Clube. Conta também com equipes de futsal e basquetebol, feminino e masculino, que participam dos Jogos do Interior de Minas Gerais.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_del-Rei (Abril/2012)

Brasão
avatar
Daniel Spectro
Admin

Mensagens : 302
Data de inscrição : 23/03/2010
Idade : 35

Ver perfil do usuário http://motosjdr.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum